Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em letras e que lecionam, como efetivos, a disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental da rede pública.

O ingresso no curso se dá através do Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS, que se constitui de prova com questões objetivas e discursivas e que atenda aos requisitos previstos em edital.

Os editais são publicados anualmente, pela UFRN e disponibilizados na página do Ifes, em processos seletivos para alunos.

No campus Vitória, as aulas acontecem às quintas e sextas-feiras nos períodos matutino, vespertino e noturno, a depender das disciplinas ofertadas.

O regimento do curso não admite matrículas para alunos especiais.

O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS - é oferecido em rede Nacional, é um Curso presencial que conta com a participação de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo sua sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O PROFLETRAS reúne 42 universidades públicas das cinco regiões brasileiras, totalizando 49 unidades, tendo em vista que há quatro universidades que oferecem mais de uma unidade.

O mestrado profissional busca ofertar um rol de disciplinas caracterizadoras de práticas pedagógicas e encoraja a produção de trabalhos de conclusão final voltados para questões de ensino de línguas estrangeiras. Este mestrado difere do acadêmico tanto na oferta de disciplinas (voltadas para estudos e técnicas diretamente ligadas ao desempenho profissional) quanto no trabalho de conclusão de curso.  Distingue-se, portanto, dos programas acadêmicos com foco em pesquisas linguísticas e/ou literárias divorciadas de contextos escolares.

O título de mestre obtido nos cursos de mestrado profissional, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico.

http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2833-capes-regula-a-oferta-de-mestrado-profissional

A Pós-graduação Stricto Sensu compreende dois níveis independentes e conclusivos, Mestrado e Doutorado, sem que o primeiro seja necessariamente requisito para o segundo.

Fim do conteúdo da página