Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Trabalho Final de Curso
Início do conteúdo da página

Trabalho Final de Curso - 2017

Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 13h53 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 15h36

Índice de Artigos

 

2017

Mestrando: Bruno Guedes Pinto
Orientadora: Dra. Ilioni Augusta da Costa
Data de Defesa: 17.06.2019 
Dissertação: EU SOU PARTE DE VOCÊ MESMO QUE VOCÊ ME NEGUE – AS IDENTIDADES E A FORMAÇÃO MULTICULTURAL DO LEITOR POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CANÇÃO

Mestrando: Cleidson Frisso Braz
Orientador: Dr. Antônio Carlos Gomes
Data de Defesa: 13.02.2019 
Dissertação: AS MINORIAS SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Produto Educacional: GUIA DIDÁTICO: JOGO DOS OUTROS

Mestranda: Irley da Penha Guijansque
Orientador: Dr. Antônio Carlos Gomes
Data de Defesa: 12.06.2019 
Dissertação: ERA UMA VEZ: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 
Produto Educacional: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: FORMANDO LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Mestranda: Janaina Bichi de Barcellos
Orientador: Dr. Antônio Carlos Gomes
Data da Defesa: 13.12.2018 
Dissertação: A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO A PARTIR DE CÍRCULOS DE CULTURA FREIRIANOS: OFICINAS DE LEITURA JUNTO A EDUCANDOS DA EJA 
Produto Educacional: OFICINAS DE LEITURA: FORMANDO LEITORES CRÍTICOS A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CULTURA NA EJA

Mestranda: Jéssica Figueiredo Paulucio
Orientadora: Dra. Letícia Queiroz de Carvalho
Data de Defesa: 14.02.2019 
Dissertação: OS LIVROS PARADIDÁTICOS NA ESCOLA: CRITÉRIOS DE ESCOLHA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA JUVENIL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Produto Educacional: PARADIDÁTICOS NA SALA DE AULA: DIÁLOGOS, EXPERIÊNCIA E LEITURA 

Mestranda: Jocelene Broetto Scalzer
Orientadora: Dra. Edenize Ponzo Peres
Data de Defesa: 14.02.2019 
Dissertação: ENSINAR ARGUMENTAÇÃO ORAL POR MEIO DE TEMAS DE NOVELA 
Produto Educacional: ENSINAR ARGUMENTAÇÃO ORAL POR MEIO DE TEMAS DE NOVELA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS

Mestranda: Martinha Leandro de Faria Schimidt de Souza
Orientadora: Dra. Fernanda Borges Ferreira de Araújo
Data de Defesa: 14.02.2019 
Dissertação: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO 
Produto Educacional: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO

Mestrando: Rodrigo Gonçalves Dias Pitta
Orientadora: Dra. Letícia Queiroz de Carvalho
Data de Defesa: 30.11.2018 
Dissertação: A POLIFONIA NAS NARRATIVAS MUSICAIS DE CHICO BUARQUE E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II 
Produto Educacional: CHICO BUARQUE E AS VOZES SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: UM EVENTO DIALÓGICO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Mestranda: Sandra Regina Selino
Orientadora: Dra. Sandra Mara Mendes da Silva Bassani
Data da Defesa: 13.02.2019 
Dissertação: O USO SOCIAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS ESTUDADOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - DA TEORIA À PRÁTICA 
Produto Educacional: AMAR É PROTEGER: POR RELACIONAMENTOS SEM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A INFORMATIVIDADE NO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM

Mestranda: Sleiman Vieira Machado Nunes
Orientador: Dr. Antônio Carlos Gomes
Data da Defesa: 15.02.2019 
Dissertação: AS RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II 
Produto Educacional: OFICINA DE INTERTEXTUALIDADES: REUNINDO LEITORES DE PALAVRAS E DE MUNDO NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM BUSCA DE CONHECIMENTOS

Mestranda: Taís Leonardelli Socoloto
Orientadora: Dra. Edenize Ponzo Peres
Data de Defesa: 15.02.2019 
Dissertação: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LEITURA E COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Mestranda: Viviane Tavares de Souza
Orientador: Dr. Etelvo Ramos Filho
Data de Defesa: 28.06.2019 
Dissertação: O CONCEITO DE SUJEITO EMPREGADO POR DOCENTES EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO

Mestrando: Wesley Pereira da Silva
Orientadora: Dra. Andreia Penha Delmaschio
Data da Defesa: 12.02.2019
Dissertação: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO: DAS VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS ÀS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES
Produto Educacional: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA DO CAMPO E ESTAÇÃO DE CIÊNCIAS MARGARETE CRUZ PEREIRA

 

Fim do conteúdo da página