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Projetos de Extensão

Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 13h40 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2024, 16h44

Índice de Artigos

As ações de Extensão do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras estão organizados por docente do Programa.

 

 


Doutora Letícia Queiroz de Carvalho 

Projeto: Ler para libertar: formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional capixaba
Descrição: O projeto em tela, vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objetivo nuclear a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES. Como aporte teórico, dialogaremos com Freire (1989, 1996) e os seus conceitos de palavramundo e dialogicidade; no campo da leitura literária teremos como base os escritos de Petit (2006, 2009), Andruetto (2015) e Candido (1995, 2002); no que tange à parceria na formação de professores nos embasaremos nos estudos de Foerste (2003,2005) e Ludke (2003); As especificidades teóricas no cárcere serão sustentadas por Silva & Passos (2019), Silva (2017) e a Matriz da Pedagogia Social. Metodologicamente, optamos pela base qualitativa da pesquisa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa narrativa em educação com viés bakhtinianoo, por meio de encontros dialógicos com professores do sistema prisional capixaba, de modo a potencializarmos a formação de mediadores para as práticas de leitura nesse contexto.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: Letras em Diálogo: parceria na formação de professores.
Descrição: O projeto pretende estabelecer diálogos com o centro de formação de professores da prefeitura do município de Serra, por meio de uma parceria entre o Mestrado Profissional em Letras - Profletras e a gerência de formação da Secretaria Municipal de Educação da Serra. Por meio de encontros mensais, realizados no Ifes - Campus Vitória e na Gerência de Formação da Serra, serão realizadas oficinas voltadas às questões docentes do ensino de língua e literatura, a fim de potencializar as ações na sala de aula.
Vigência: 2017 - 2019.

 


 Doutora Mariana Passos Ramalhete  

Projeto: Literatura Juvenil: os prêmios, as cifras e a formação de leitores
Descrição: Este projeto, fruto de duas pesquisas de iniciação científica (PJ00005119 / PJ00005689), visa, por meio de publicação de e-book e ações em escolas públicas da Educação Básica, publicizar o perfil estético-literário dos livros brasileiros direcionados ao público adolescente e/ou jovem a partir de três crivos: os livros que foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) e pela Câmara Brasileira do Livro-Prêmio Jabuti e os livros mais vendidos, no período de 6 anos (2015 a 2020). Esse material objetiva atender tanto os professores da Educação Básica, como professores dos cursos de Letras e Pedagogia em formação inicial, no que concerne à formação de leitores em espaços formais de ensino.
Vigência: 2021 - 2022.

 


Doutor Nelson Martinelli Filho  

Projeto: Memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia
Descrição: Nosso projeto visa integrar, articular e mapliar pesquisas realizadas por membros da equipe sobre a poesia brasileira durante a vigência da ditadura militar no país (1964-1985). Procuramos examinar de que modo o contexto autoritário impactou a elaboração estética e o horizonte de atuação de poetas do período. A perspectiva teórico-metodológica adotada confere, portanto, destaque ao papel da poesia na construçãop da memória cultural e histórica em torno dos anos de chumbo. Assim, discutiremos questões formais, políticas e culturais relacionadas às marcas testemunhais que atravessam esse repertório artística de relevo, embora ainda carente de discussões de fôlego. Em confluência com a linha de Políticas Públicas para a Promoção da Cultura, o projeto estabelece três metas primordiais: 1) criar, através de minuciosa pesquisa bibliofráfica e documental, um banco de dados com o maior número possível de poemas que tematizam a vida no país durante a ditadura, contribuindo com o mapeamento e a preservação desse patrimônio; 2) analisar, em abordagens quantitativas e qualitativas, as características desse repertório, propondo leituras interdisciplinares e interpretações críticas inovadoras, sobretudo a partir do vínculo entre poesia, políticas da memória e direitos humanos; 3) construir e publicar uma antologia poética dos anos de chumbo, em adição consistente e de extensão inédita, com exemplares distribuídos para bibliotecas, centros de memória, ONGs e coletivos voltados a preservação da memória da ditadura e da educação para os direitos humanos. A partir do amparo de conceitos como testemunho, memória, resistência e melancolia, esperamos iluminar diversos aspectos de uma produção marcada pela trauma, o sufocamento, a dor, mas também pela esperança e o desejo de intervenção pela palavra e para lém dela.
Vigência: 2022


 Doutor Rafael da Silva Marques Ferreira  

Projeto: Blog Cérebro Elétrico
Descrição: O blog Cérebro Elétrico (www.cerebroeletrico.blogspot.com) foi pensado como um espaço de troca de informações entre professor-aluno e aluno-aluno visando, principalmente, à construção de conhecimento. Nesse espaço, são amalgamados todos os recursos audiovisuais utilizados em sala, bem como publica textos da comunidade escolar em geral (eventos, palestras etc.) e divulga para a comunidade alguns materiais fruto do trabalho em sala de aula.
Vigência: 2015 - 2016. 

Projeto: I Dicionário Digital Ilustrado - Português, Inglês e Libras: Animais
Descrição: O I Dicionário Digital Ilustrado - Português, Inglês e Libras : ANIMAIS é um trabalho realizado pelos professores de Informática, Kamila Ribeiro Ghidetti, e Língua Portuguesa, Olivaldo da Silva Marques Ferreira, juntamente com a intérprete de Libras, Cassiane Santana dos Santos e o aluno surdo Felipe Muruci do Ifes campus Venda Nova do Imigrante que consiste na construção de um material trilíngue (Português, Inglês e Libras) composto por um DVD acerca do tema gerador "Animais". Este conteúdo é composto por vídeos em que o aluno Felipe realiza os sinais de alguns animais em Libras e é apresentado uma figura do animal e seu respectivo nome em Português e em Inglês. Com isso objetivamos produzir o primeiro material de apoio à pesquisas do Ifes campus Venda Nova do Imigrante direcionado à comunidade surda da região.
Vigência: 2015 - 2015.

Projeto: IV Encontro dos Sujeitos Surdos no Ifes: Construindo Identidades
Descrição: O IV dos Sujeitos Surdos do Ifes: Construindo Identidades tem por objetivo principal oferecer para a comunidade surda de Venda Nova do Imigrante um espaço de contato, interação e troca de experiências, possibilitando a construção de uma identidade enquanto grupo socialmente reconhecido. Concomitantemente, promove a aproximação do profissionais do município que atuam com esse público. Além disso, o Encontro é uma das ações dos servidores do campus com a finalidade de dar maior visibilidade para a educação de sujeitos surdos junto ao público interno do Instituto.
Vigência: 2015 - 2015.


 Doutora Tatiana Aparecida Moreira  

Projeto: Linguagens em foco: teorias e análises
Descrição: O projeto visa promover, por meio de palestras e debates, o contato com diferentes teorias e pesquisas sobre linguagem a fim de ampliar a relação do público-alvo, professores, estudantes e demais interessados, em relação a estudos da/sobre a linguagem. Pretende-se também integrar os cursos de Letras Português da Instituição (campus Vitória e Campus Venda Nova do Imigrante) por meio do intercâmbio de pesquisas e professores.
Vigência: 2019 - 2022. 

Projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Subprojeto Letras-Português
Descrição: O Pibid tem por objetivo a inserção de licenciandos no contexto da educação básica, proporcionando formação inicial para esses licenciandos e formação continuada para professores da escola pública, contribuindo para a aproximação e desenvolvimento de atividades envolvendo a universidade e a escola pública.
Vigência: 2018 - 2022.

 

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