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Projetos de Pesquisa

Índice de Artigos

Aqui estão os Projetos vigentes de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, organizados por professor do Programa.

Projetos de Pesquisa finalizados, consultar o Currículo Lattes de cada professor.


Doutor André Effgen de Aguiar

Projeto: Pedagogia Decolonial e livros de Língua Portuguesa: semeando e abrindo gretas para o ensino de língua materna
Descrição: Embasados nos estudos da Decolonialidade (Quijano 2005, 2008, Mignolo 2007, Maldonado-Torres, 2008) e nas Pedagogias Decoloniais (Walsh, 2007, 2009, 2013) este projeto de iniciação científica objetiva investigar em Livros Didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo PNLD 2024, enunciados e visualidades que contribuem para perpetuar discursos da Colonialidade. Entendemos que tais discursos reforçam a opressão e alargam a subalternização dos povos do Sul Global, por meio da inculação de valores, crenças e tradições eurocêntricas, que desprezam e apagam o modus vivendi dos povos colonizados. Esperamos que o estudo das teorias citadas, praxiologicamente conectado com a produção de materiais didáticos, possa colocar em escrutínio, o fazer docente dos professores que entendem os LDs como o único material e a ser utilizado em sala de aula, demonstrando que nesses compêndios há discursos que precisam ser descontruídos, completados e relativizados.
Vigência: 2024 - Atual


Doutor Antônio Carlos Gomes 

Projeto: Arte, Literatura, Ciências e Matemática em espaços não formais
Descrição: A Arte, a Literatura, as Ciências e a Matemática configuram-se como áreas do conhecimento que possuem aproximações. Tais aproximações são percebidas desde os tempos mais remotos. Elas integram os saberes sistematizados elaborados pela humanidade ao longo de sua trajetória. Contudo, na escola essas áreas do conhecimento constituem-se como disciplinas ministradas, muitas vezes, de modo compartimentado e tomam a forma do que Paulo Freire chamou de educação bancária. Para além de uma perspectiva tradicional de ensino o projeto de pesquisa pretende abordar essas áreas do conhecimento de modo interdisciplinar. A ideia é, a partir de imagens artísticas apresentadas em espaços educativos não formais, criar diferentes possibilidades de mediações pedagógicas que abordem as temáticas da obra de modo interdisciplinar, sob a forma de um material educativo destinado ao professor. Para tanto, pretende-se constituir uma equipe de professores das áreas de conhecimento correlatas para, por meio da pesquisa-ação, criar intervenções educativas interdisciplinares nos espaços educativos não formais. Propõe também para elaborar material educativo para o professor.
Vigência: 2014 - Atual.

Projeto: Operações de Linguagens e ensino
Descrição: O presente projeto visa desenvolver pesquisas relacionadas à linguagem e seus contextos, enfatizando-se o processo de ensino aprendizagem: métodos, concepções, abordagens e perspectivas epistemológicas.
Vigência: 2014 - Atual.

 


Doutora Edenize Ponzo Peres  

Projeto: Identificação e Mapeamento de Falantes de Línguas de Imigração no Espírito Santo: resultados iniciais
Descrição: O projeto pretende identificar os falantes das principais línguas de imigração no Espírito Santo: o Pomerano, o Hunsrückisch e as línguas italianas de imigração. É também seu objetivo o registro oral das línguas, distribuídas nos municípios do estado, além do português de contato.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLINGUÍSTICA DOS CONTATOS ENTRE AS LÍNGUAS ITALIANAS DE IMIGRAÇÃO E O PORTUGUÊS NO ESPÍRITO SANTO
Descrição: Este projeto de Doutorado tem por objetivo descrever os primeiros contatos entre as línguas italianas de imigração e entre elas e o português - e talvez outras línguas -, no Espírito Santo. Os principais objetivos específicos são: a) realizar estudos sobre a situação social e econômica dos povos imigrantes antes de sua partida para o Brasil; b) pesquisar a história da imigração italiana no Espírito Santo, desde a chegada dos imigrantes até a fixação das diversas famílias na antiga província; c) indicar, no mapa dos municípios do Espírito Santo que receberam imigrantes italianos, qual era a sua região de origem, para sabermos quais línguas entraram em contato; d) investigar como se dava a socialização dos imigrantes entre si e entre eles e as outras etnias à época em que foram fixados no Espírito Santo, para sabermos os seus usos linguísticos; e) coletar dados de fala espontânea de falantes bilíngues em português e em (uma) língua(s) italiana(s) de imigração, em cada um dos municípios pesquisados, dos dois sexos/gêneros e de diferentes faixas etárias e escolarização, para averiguarmos as consequências fonético-fonológicas do contato. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de se descreverem, histórica e socialmente, os contatos linguísticos que ocorreram no Espírito Santo. Os dados coletados durante a pesquisa também poderão auxiliar o planejamento de ensino do português nesses municípios, levando as crianças e os jovens a respeitarem e valorizarem a variedade falada por sua família e/ou por sua comunidade.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: A diversidade linguística do Espírito Santo e o ensino de língua portuguesa
Descrição: O projeto tem por objetivo expandir o anterior - Línguas em contato: o português e o italiano no Espírito Santo - com a descrição do português falado em outras comunidades colonizadas por italianos que não foram estudadas no primeiro projeto e também outras, como as germânicas, as quilombolas e as indígenas. A este projeto está vinculada, atualmente, três pesquisas de Mestrado Profissional - Profletras/Ifes e mais duas concluídas, cujos alunos continuam vinculados ao projeto. O grupo também conta com dois membros, pertencentes ao Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - do Instituto Federal de Educação do ES.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Descrevendo a diversidade linguística do Espírito Santo - parte II: a análise sócio-histórica dos contatos entre o português e as línguas minoritárias do estado
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo auxiliar na descrição de parte da diversidade linguística do Espírito Santo, retratando a sócio-história dos contatos entre o português e as línguas minoritárias do estado; descrendo e analisando o português falado em comunidades indígenas, quilombolas e colonizadas por imigrantes; e propondo alternativas para o ensino de Língua Portuguesa nessas comunidades. O referencial teórico que embasa nossas análises é dos Contatos Linguísticos. Para a composição dos bancos de dados, utilizamos os pressupostos da Teoria da Variação e Mudança. Para a coleta de dados, são realizadas entrevistas sociolinguísticas com pessoas que nasceram e residem nas comunidades, classificados de acordo com seu sexo/gênero, idade e nível de escolaridade. As perguntas das entrevistas giram em torno da vida pessoal e familiar, das lembranças dos antepassados, dos contatos étnicos e linguísticos ocorridos nas comunidades, dos sentimentos que nutrem por sua história de vida e, se for o caso, por sua língua de herança etc. Após as entrevistas, os informantes assinam um Termo de Consentimento Livre e Informado autorizando o uso das informações prestadas para fins acadêmicos.
Vigência: 2014 - Atual.

 

 


Doutora Letícia Queiroz de Carvalho 

Projeto: Ler para libertar: a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES
Descrição: O projeto em tela, por meio de uma parceria entre o Ifes Vitória, SEDU - ES e SEJUS - ES, busca compreender as especificidades da formação dos leitores em escolas do sistema prisional capixaba, considerando as relações entre pesquisa-ensino-extensão, no âmbito dos mestrados profissionais da área de ensino do Ifes Vitória. Fundamentado por matrizes teóricas relacionadas à Pedagogia Social em sua vertente educacional no cárcere, bem como por princípios teórico-metodológicos sobre a parceria na formação de professores em diálogo com a dialogicidade freiriana, a perspectiva bakhtiniana de alteridade e exotopia, buscamos também estabelecer uma interlocução teórica com autores representativos ​do campo da leitura literária, de modo a potencializarmos alguns caminhos que nos conduzam a práticas de leitura com alunos da Eja - Educação de jovens e adultos - em escolas do sistema prisional capixaba, alinhadas a uma perspectiva em que a leitura realmente nos oriente para reflexões sobre as condições concretas a partir das quais nos constituímos como seres expressivos e sociais, as quais também nos permitirão rupturas, transformações e inserções em processos da nossa sociedade ainda excludentes no que tange às pessoas privadas de liberdade.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: O Círculo de Bakhtin e as pesquisas sobre a leitura literária: diálogos necessários na educação básica
Descrição: O projeto desenvolve-se a partir de reuniões periódicas do Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura cujo escopo são as relações entre os pressupostos teóricos do pensador russo e as práticas de leitura na escola básica, seja pela prática docente pautada na interação verbal, dialogismo e a concepção da linguagem plurilíngue presente nas relações enunciativas, seja pela base epistemológica da pesquisa narrativa bakhtiniana presente nas investigações desenvolvidas nos mestrados profissionais em Letras e Humanidades do Ifes - Campus Vitória, cujo foco de investigação relaciona-se às possíveis interfaces entre o ensino da língua e a educação literária, o papel do leitor como elemento cuja agentividade agrega sentidos ao ato de ler e outras questões que ampliem o debate sobre literatura, linguagem e educação. Assim, objetiva focalizar a leitura como prática social e suas interseções com teóricos e experiências alinhadas à concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin em diálogo com autores representativos do campo da Literatura e da Educação, de modo a propor um trabalho com a leitura literária em que os jovens leitores em formação na escola possam perceber as dimensões dialógicas e polifônicas da literatura, ao compreenderem as vozes sociais representadas mimeticamente na edificação literária, bem como as relações entre autores, épocas, produções culturais e leitores, ancoradas em situações concretas e históricas em que se dão as interações sociais. Busca-se, pois, nos espaços dialógicos de leitura presentes no contexto educacional, compreender as dimensões política, simbólica, sociológica, antropológica e filosófica que perpassam o ato de ler, em contraposição a posturas redutoras que destaquem apenas a função estética da literatura e as suas repercussões no ensino de elementos formais do texto, limitadora no que tange à concepção social da leitura, a qual compreende a Literatura também em sua natureza translinguística.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Literatura e Ensino: diálogos entre o mestrado profissional e a educação básica
Descrição: O grupo investiga aspectos teórico-práticos relacionados ao ensino de Literatura na escola básica, a partir da parceria entre a graduação em Letras e os Mestrado Profissionais na área de Humanas do Ifes- Campus Vitória. 
Vigência: 2015 - Atual.

 

 


Doutor Lucas dos Passos e Silva  

Projeto: Experiências do ritmo na poesia brasileira do século XXI
Descrição: Dos anos 1970 à atualidade, a crítica costuma considerar que a poesia brasileira foi do coloquialismo desbundado e político (calcado na contracultura) da poesia marginal a um quase que absoluto desinteresse pelo contexto histórico, numa espécie de ensimesmamento do sujeito; no trajeto, o poeta experimentou o espaço da indústria cultural, viu a assunção da MPB, as alternativas da performance, fez surgir os discursos minoritários e até mesmo se voltou para o trabalho mais tradicional do verso. Reunindo essa pletora de tendências, afirma-se, por exemplo, que a poesia produzida no Brasil a partir dos anos 1990 teria como característica principal a pluralidade de vozes, discursos e formas; são poucas, no entanto, as análises formais de fôlego que dão conta de identificar estratégias construtivas peculiares a cada uma dessas múltiplas experiências vivenciadas pela poesia brasileira contemporânea. Atuando nessa lacuna, a proposta é colocar sob perspectiva analítica a obra de três poetas em plena produção (a saber: Antonio Cicero, Arnaldo Antunes e Glauco Mattoso) com vistas a observar os elementos rítmicos que se apresentam no que publicaram no século XXI e produzir um material bibliográfico para sua abordagem em sala de aula ? tanto para o curso de Letras quanto para o professor de Ensino Básico. Para isso, virão à baila, ao lado de notas da historiografia literária brasileira recente, referências da fortuna crítica (embora incipiente) de cada autor e, sobretudo, estudos que forneçam instrumentos para a interpretação formal de seus versos e formas (coloquiais, livres, metrificados, lineares ou não).
Vigência: 2020 - Atual.

 


Doutora Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira  

Projeto: O blog "Ler é diversão" como estratégia de leitura de contos digitais no Ensino Fundamental II
Descrição: O projeto tem como problema de pesquisa - Como o blog "Ler é diversão" pode colaborar com estratégias de leitura de contos no EF II. O objetivo geral é investigar como o blog "Ler é diversão" pode potencializar estratégias de leitura de contos no EF II. E os objetivos específicos são: Comparar as potencialidades do uso do blog ler é diversão no incentivo à leitura de contos com instrumentos mais tradicionais de mediação da linguagem; Analisar se a leitura de contos pode ser estimulada por meio do blog ler é diversão; Refletir quais as possibilidades apresentadas pela BNCC para o trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula; Produzir uma sequência de atividades que apresente um modelo de possibilidades para uso do blog como um instrumento de potencialização da leitura de contos no EF. De modo, que é necessário investigar o uso das tecnologias digitais como mediadoras da linguagem e incentivadora da leitura de literatura em sala de aula a fim de facilitar o trabalho do professor na formação de leitores críticos, atendendo uma das orientações da BNCC sobre o uso das tecnologias digitais no ensino da língua.
Vigência: 2022 - Atual. 

Projeto: A LEITURA DIGITAL DAS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR COM USO DE PADLET NAS AULAS DE LP NO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida com alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental ?Otto Ewald Júnior?, localizada no município de Vitória, capital do Espírito Santo. Para este projeto, será utilizada a abordagem qualitativa, considerando, inicialmente, um diálogo com outros trabalhos previamente desenvolvidos nesta área. Dado ao seu caráter prático no ambiente de sala de aula configura-se como pesquisa-ação. As técnicas de pesquisa utilizadas serão a de observação, a de entrevista/questionário e a de história de vida, a partir da produção de crônicas que envolvam a trajetória pessoal dos sujeitos. Serão propostos momentos de leitura para fruição e consequentes análises de crônicas, a partir de uma perspectiva interacional entre autor-texto-leitor. As crônicas de Clarice Lispector serão utilizadas para a leitura, devido ao seu caráter intimista e, também, social, possibilitando reflexões sobre temáticas cotidianas e, posteriormente, produções dos alunos. Espera-se que o dialogismo entre as crônicas e a realidade dos estudantes possibilite o reconhecimento dos sujeitos na Literatura.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem na EAD
Descrição: O projeto está vinculado ao Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE - do IFES, Campus Vitória e pretende investigar a aplicabilidade dos recursos digitais/plataformas/aplicativos na área de ensino, pesquisa e extensão por docentes e/ou discentes do Campus Citado.
Vigência: 2020 - Atual. 

Projeto: AS POTENCIALIDADES DO INSTAGRAM NO ENSINO DE GRAMÁTICA NO FUNDAMENTAL II
Descrição: A pesquisa objetiva discutir e identificar as potencialidades do Instagram no ensino de gramática no fundamental II. O Instagram é uma rede social de compartilhamento, constituindo, na contemporaneidade, uma das principais ferramentas de comunicação e relacionamento virtual quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post. O objetivo maior é analisar as diferentes formas de manifestação da norma padrão da língua portuguesa. Assim, haverá diálogo e interação entre os usuários, em especial alunos seguidores do perfil @brunosousacoms, e seu interesse pela gramática normativa apresentada fora do livro didático. Haverá ampliação de competências que incluam as literacias do dialogismo, envolvendo divulgação e interação através de linguagem verbal e em outras semioses não verbais, como forma de potencializar o interesse de estudantes pela norma culta. Desse processo, será produzido um aplicativo de Língua Portuguesa gratuito, com postagens organizadas. Como apoio, as reflexões serão baseadas em Bakhtin (2011) acerca do enunciado não ser uma unidade convencional. Brait (2005), sobre o enunciado não ser apenas para o seu objeto, mas também para os discursos do outro sobre ele; Fiorin (2020), para tratar do dialogismo e a relação existente entre um discurso e o outro; Possenti (1996) e suas discussões a respeito do ensino da língua padrão na escola; Antunes (2014) para tratar da importância do ensino de gramática relacionado às práticas sociais e às variações da língua; Marchuschi (2008), sobre suporte textual. Coscarelli (2016) para discutir as tecnologias para aprender; e Ribeiro (2020) no tocante à relação entre as tecnologias digitais e a escola.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura
Descrição: O Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura é um grupo de pesquisas certificado pelo Ifes e cadastrado no CNPQ, desde 2016. As linhas de pesquisa do grupo dialogam com a formação do professor de Literatura na educação básica, profissional e superior. Além dessas vertentes de pesquisa, o grupo preocupa-se também com as questões relacionadas à leitura literária nas escolas e as repercussões dessas práticas no cenário escolar. A matriz teórica das nossas leituras e pesquisas alinha-s, principalmente, às ideias do filósofo russo MIkhail Bakhtin e dos seus leitores e críticos (Beth Brait, Carlos Faraco, José Luiz Fiorin, João Wanderley Geraldi, Solange Jobim, Maria Teresa Assunção Freitas e outros.
Vigência: 2018 - Atual.


Doutora Mariana Passos Ramalhete   

Projeto: A LITERATURA NO CURRÍCULO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Descrição: Considerando a importância da literatura em documentos curriculares oficiais e das políticas públicas educacionais, considerando também a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio, esta pesquisa visa compreender a abordagem da Literatura no currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio capixaba. Categorizada metodologicamente como uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental, pretende analisar o documento em completude, abarcando desde questões que versam o contexto de implementação de tal documento em convergência com o cenário nacional às discussões sobre o ideário neoliberal proposto pela pedagogia das competências. Por isso, ancora-se teoricamente na perspectiva materialista histórica e dialética, com privilégio aos estudos inerentes às áreas da Literatura e Educação, especialmente aqueles vincados à teoria literária e à Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultados, espera-se, pela análise do documento à luz do referencial teórico supracitado, descortinar em que medida a abordagem da literatura no currículo do estado do Espírito Santo está alinhada às propostas do governo federal e como estas podem influenciar formação dos estudantes capixabas do Ensino Médio.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: A ABORDAGEM DA MONARQUIA NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
Descrição: Este trabalho, atento à importância da literatura infantil na formação de leitores, visa, por meio de análise literária, a compreender o perfil de personagens monárquicos em obras consideradas clássicas da literatura infantil brasileira, publicadas na ditadura militar (1964-1985). Para tanto, toma como corpus analítico quatro livros de Ruth Rocha, a saber: O reizinho mandão, O rei que não sabia de nada, O que os Olhos não Veem e Sapo vira rei vira sapo ou a volta do reizinho mandão.
Vigência: 2021 - Atual.

 


Doutor Nelson Martinelli Filho 

Projeto: Memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia
Descrição:
 Nosso projeto visa integrar, articular e ampliar pesquisas realizadas por membros da equipe sobre a poesia brasileira escrita durante a vigência da ditadura militar no país (1964-1985). Procuramos examinar de que modo o contexto autoritário impactou a elaboração estética e o horizonte de atuação de poetas do período. A perspectiva teórico-metodológica adotada confere, portanto, destaque ao papel da poesia na construção da memória cultural e histórica em torno dos anos de chumbo. Assim, discutiremos questões formais, políticas e culturais relacionadas às marcas testemunhais que atravessam esse repertório artístico de relevo, embora ainda carente de discussões de fôlego. Em confluência com a linha de Políticas Públicas para a Promoção da Cultura, o projeto estabelece três metas primordiais: 1) criar, através de minuciosa pesquisa bibliográfica e documental, um banco de dados com o maior número possível de poemas que tematizam a vida no país durante a ditadura, contribuindo com o mapeamento e a preservação desse patrimônio; 2) analisar, em abordagens quantitativas e qualitativas, as características desse repertório, propondo leituras interdisciplinares e interpretações críticas inovadoras, sobretudo a partir do vínculo entre poesia, políticas da memória e direitos humanos; 3) construir e publicar uma antologia poética dos anos de chumbo, em edição consistente e de extensão inédita, com exemplares distribuídos para bibliotecas, centros de memória, ONGs e coletivos voltados a preservação da memória da ditadura e da educação para os direitos humanos. A partir do amparo de conceitos como testemunho, memória, resistência e melancolia, esperamos iluminar diversos aspectos de uma produção marcada pelo trauma, o sufocamento, a dor, mas também pela esperança e o desejo de intervenção pela palavra e para além dela.
Vigência: 2022 - Atual. 

Projeto: Memória e esquecimento na poesia de presos políticos no Brasil
Descrição: As práticas autoritárias nas sociedades revelam, como sintoma, um elevado índice de encarceramentos por motivações e forças ideológicas, cujas vítimas são comumente chamadas de presos políticos. Se os registros oficiais excluem e manipulam as histórias desses indivíduos a fim de ocultar os crimes cometidos pelos aparelhos de Estado, certa parcela dessas histórias se conserva e se transmite por vias alternativas, como relatos, depoimentos, cartas e textos literários. Apesar de receber menos atenção que os gêneros em prosa nesse contexto, a poesia também se tornou um importante espaço de testemunho para as vítimas, estabelecendo-se como uma forma de conservação da memória dos excluídos/silenciados. Com base nisso, este projeto de pesquisa propõe a leitura e a análise dos rastros da violência do autoritarismo que podem ser observados em poemas produzidos por presos políticos durante ou depois do período do cárcere, de maneira a evidenciar que a memória é permeada por diversas modalidades de esquecimento. Para isso, haverá um diálogo necessário com outras áreas do conhecimento, tais como a filosofia, a história e a psicanálise, bem como com teorias literárias, em especial no que diz respeito à literatura de testemunho. Quanto ao corpus literário, serão tomadas como ponto de partida as publicações de Alex Polari, Pedro Tierra, Lara de Lemos e Marcelo Mário de Melo, evidenciando-se também o interesse no encontro de demais autores que possam se identificar com os objetivos da pesquisa. No plano teórico, serão fundamentais as contribuições de Paul Ricoeur, Jeanne Marie Gagnebin, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Márcio Seligmann-Silva, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Tania Rivera, Susan Sontag, entre outros que poderão se ajuntar no decorrer do projeto. Como resultado, espera-se contribuir para a transmissão da memória do autoritarismo impetrado pelo regime militar nas prisões de presos políticos, viabilizando uma maior atenção ao testemunho por meio da poesia, gênero que permanece à margem nas pesquisas que têm como escopo a interface entre literatura e história. Para tanto, os resultados deste projeto serão socializados por meio de artigos em periódicos e livros especializados, além de debates em eventos que serão organizados com autores e pesquisadores da área.
Vigência: 2022 - Atual.

 

 


Doutora Priscila de Souza Chisté Leite 

Projeto: Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)
Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos. 
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Artes Visuais, Literatura, Ciências e Matemática: diálogos possíveis
Descrição: Busca discutir as relações entre a arte e outras áreas de conhecimento com vistas a contribuir com processos de ensino.
Vigência: 2014 - Atual.

 


Doutora Tatiana Aparecida Moreira   

Projeto: Análise das instâncias de produção, circulação e recepção dos discursos do álbum AmarElo, de Emicida
Descrição: O projeto de pesquisa, a partir da perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin (1995, 2003, 2010, 2013) sobre dialogismo, atitude responsivo-ativa e compreensão, tem o objetivo de analisar as instâncias de produção, de circulação e de recepção dos discursos do álbum AmarElo (2019), do rapper Emicida, a fim de mostrar as distintas possibilidades de resposta geradas pelo álbum. Assim, na instância de produção, o foco é a análise linguística e discursiva das canções que compõem o álbum citado, com base na teoria do Círculo. Nas instâncias de circulação e de recepção, como dialogam, já que, nos meios em que o álbum está presente, como plataformas digitais de músicas e matérias jornalísticas do segmento musical, pode haver convergência e/ou divergência de pontos de vista acerca do álbum. A análise das três instâncias do discurso, em relação ao álbum citado, se justifica, visto que não há a produção de um projeto de dizer, sem que existam maneiras de fazê-lo circular e de ser direcionado a alguém, para o denominado leitor/ouvinte presumido. Desse modo, as três instâncias dialogam e juntas podem gerar formas distintas de ver, ser e estar no mundo. E essa análise vai ao encontro da perspectiva bakhtiniana (2003) de que a palavra gera muitas respostas. Como resultados esperados, pretende-se apresentar em que medida a produção, a circulação e a recepção de discursos sobre o álbum, em cotejo com outros gêneros do discurso da esfera musical, pode alargar possibilidades de pesquisa sobre o álbum nas três instâncias e quais discursos podem ser observados, refletidos e analisados, neste projeto de pesquisa.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Gêneros discursivos de matriz musical afro-brasileira e da música popular brasileira: perspectivas teóricas e analíticas em diálogo
Descrição: O projeto de pesquisa "Gêneros discursivos de matriz musical afro-brasileira e da música popular brasileira: perspectivas teóricas e analíticas em diálogo" parte do princípio bakhtiniano de que os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados e são compostos por três elementos - o conteúdo temático, o estilo, a construção composicional (BAKHTIN, 2003) -, e que estão inseridos em dada esfera de comunicação e, como tais, se constituem como projetos de dizer. Assim, este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar a produção e a recepção de gêneros discursivos de matriz musical afro-brasileira, tais como rap, funk, samba e relacionados, e da música popular brasileira, como o sertanejo e o rock, a fim de evidenciar que as duas instâncias, produção e recepção, são constitutivas uma da outra para realização desses projetos de dizer. Como resultados esperados, o projeto pretende contribuir com a formação inicial, na Graduação em Letras Português, e continuada de docentes, no mestrado profissional Profletras, tendo em vista a (re)construção de saberes e fazeres a partir do referencial teórico a ser utilizado, no projeto de pesquisa, tais como o do Círculo de Bakhtin (2003, 2010c, 2013), o de Brait (2006, 2008, 2009, 2010), os dos estudos do Letramento Crítico de Jordão (2013, 2014, 2016), Duboc (2014, 2016) Monte Mór (2007, 2011, 2019), Aguiar (2019, 2021), Luke (2004, 2011), Lanskshear e Knobel (1998) e Morgan (1997) e os dos Multiletramentos pelas pesquisas do New London Group (1996), Kress (2003), Rojo e Moura (2012, 2019).
Vigência: 2019 - Atual.

 

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