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Projetos de Pesquisa - Doutora Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira

Índice de Artigos

Doutora Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira  

Projeto: O blog "Ler é diversão" como estratégia de leitura de contos digitais no Ensino Fundamental II
Descrição: O projeto tem como problema de pesquisa - Como o blog "Ler é diversão" pode colaborar com estratégias de leitura de contos no EF II. O objetivo geral é investigar como o blog "Ler é diversão" pode potencializar estratégias de leitura de contos no EF II. E os objetivos específicos são: Comparar as potencialidades do uso do blog ler é diversão no incentivo à leitura de contos com instrumentos mais tradicionais de mediação da linguagem; Analisar se a leitura de contos pode ser estimulada por meio do blog ler é diversão; Refletir quais as possibilidades apresentadas pela BNCC para o trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula; Produzir uma sequência de atividades que apresente um modelo de possibilidades para uso do blog como um instrumento de potencialização da leitura de contos no EF. De modo, que é necessário investigar o uso das tecnologias digitais como mediadoras da linguagem e incentivadora da leitura de literatura em sala de aula a fim de facilitar o trabalho do professor na formação de leitores críticos, atendendo uma das orientações da BNCC sobre o uso das tecnologias digitais no ensino da língua.
Vigência: 2022 - Atual. 

Projeto: A LEITURA DIGITAL DAS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR COM USO DE PADLET NAS AULAS DE LP NO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida com alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental ?Otto Ewald Júnior?, localizada no município de Vitória, capital do Espírito Santo. Para este projeto, será utilizada a abordagem qualitativa, considerando, inicialmente, um diálogo com outros trabalhos previamente desenvolvidos nesta área. Dado ao seu caráter prático no ambiente de sala de aula configura-se como pesquisa-ação. As técnicas de pesquisa utilizadas serão a de observação, a de entrevista/questionário e a de história de vida, a partir da produção de crônicas que envolvam a trajetória pessoal dos sujeitos. Serão propostos momentos de leitura para fruição e consequentes análises de crônicas, a partir de uma perspectiva interacional entre autor-texto-leitor. As crônicas de Clarice Lispector serão utilizadas para a leitura, devido ao seu caráter intimista e, também, social, possibilitando reflexões sobre temáticas cotidianas e, posteriormente, produções dos alunos. Espera-se que o dialogismo entre as crônicas e a realidade dos estudantes possibilite o reconhecimento dos sujeitos na Literatura.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem na EAD
Descrição: O projeto está vinculado ao Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE - do IFES, Campus Vitória e pretende investigar a aplicabilidade dos recursos digitais/plataformas/aplicativos na área de ensino, pesquisa e extensão por docentes e/ou discentes do Campus Citado.
Vigência: 2020 - Atual. 

Projeto: AS POTENCIALIDADES DO INSTAGRAM NO ENSINO DE GRAMÁTICA NO FUNDAMENTAL II
Descrição: A pesquisa objetiva discutir e identificar as potencialidades do Instagram no ensino de gramática no fundamental II. O Instagram é uma rede social de compartilhamento, constituindo, na contemporaneidade, uma das principais ferramentas de comunicação e relacionamento virtual quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post. O objetivo maior é analisar as diferentes formas de manifestação da norma padrão da língua portuguesa. Assim, haverá diálogo e interação entre os usuários, em especial alunos seguidores do perfil @brunosousacoms, e seu interesse pela gramática normativa apresentada fora do livro didático. Haverá ampliação de competências que incluam as literacias do dialogismo, envolvendo divulgação e interação através de linguagem verbal e em outras semioses não verbais, como forma de potencializar o interesse de estudantes pela norma culta. Desse processo, será produzido um aplicativo de Língua Portuguesa gratuito, com postagens organizadas. Como apoio, as reflexões serão baseadas em Bakhtin (2011) acerca do enunciado não ser uma unidade convencional. Brait (2005), sobre o enunciado não ser apenas para o seu objeto, mas também para os discursos do outro sobre ele; Fiorin (2020), para tratar do dialogismo e a relação existente entre um discurso e o outro; Possenti (1996) e suas discussões a respeito do ensino da língua padrão na escola; Antunes (2014) para tratar da importância do ensino de gramática relacionado às práticas sociais e às variações da língua; Marchuschi (2008), sobre suporte textual. Coscarelli (2016) para discutir as tecnologias para aprender; e Ribeiro (2020) no tocante à relação entre as tecnologias digitais e a escola.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura
Descrição: O Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura é um grupo de pesquisas certificado pelo Ifes e cadastrado no CNPQ, desde 2016. As linhas de pesquisa do grupo dialogam com a formação do professor de Literatura na educação básica, profissional e superior. Além dessas vertentes de pesquisa, o grupo preocupa-se também com as questões relacionadas à leitura literária nas escolas e as repercussões dessas práticas no cenário escolar. A matriz teórica das nossas leituras e pesquisas alinha-s, principalmente, às ideias do filósofo russo MIkhail Bakhtin e dos seus leitores e críticos (Beth Brait, Carlos Faraco, José Luiz Fiorin, João Wanderley Geraldi, Solange Jobim, Maria Teresa Assunção Freitas e outros.
Vigência: 2018 - Atual.

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