Projetos de Pesquisa - Doutora Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira
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Doutora Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira
Projeto: A PLATAFORMA LETRUS NO ENSINO MÉDIO: UMA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO E CORREÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
Descrição: A forma como os alunos aprendem e acessam informações é afetada pelas mudanças sociais e tecnológicas, introduzindo-os a novos métodos educacionais. Diante desse cenário, questiona-se se a Letrus, plataforma de correção de textos, pode potencializar as habilidades de escrita de textos dissertativos-argumentativos dos estudantes da 3 série do Ensino Médio de uma escola pública. Esta pesquisa tem como finalidade investigar se a plataforma tecnológica, que usa a Inteligência Artificial (IA) para corrigir os textos de forma imediata, pode contribuir significativamente com as habilidades de escrita dos estudantes. A abordagem da pesquisa é qualitativa participante, pois a pesquisadora vai buscar dados da realidade escolar onde atua. A pesquisa terá aspectos da pesquisa-ação (intervenção pedagógica), e envolverá ações destinadas a melhorias no processo de aprendizagem. A investigação também vai abordar, prioritariamente, os aspectos subjetivos da escrita dos estudantes diante dos temas. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, os conceitos de Barros (2001), Fiorin (2015), Koch (2015) e Bakhtin (1997) foram utilizados para explorar a argumentação nos discursos, a intencionalidade discursiva e as relações dialógicas. Para as teorias das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e comunicação), Ribeiro (2018) e Coscarelli (2012) darão o suporte teórico para analisar as práticas educativas com tecnologias digitais; enquanto que Coeckelbergh (2023), Lima (2023) e Lévy (2013) discutem as implicações éticas, sociais e educativas da Inteligência Artificial.
Vigência: 2024 - Atual.
Projeto: AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA DIGITAL DE CRÔNICAS DE RUBEM BRAGA POR MEIO DO PADLET NO ENSINO FUNDAMENTAL II.
Descrição: Esta pesquisa propõe investigar e refletir sobre as contribuições da leituradigital de crônicas de Rubem Braga por meio das funcionalidades da ferramenta Padletpara o ensino fundamental II. O Padlet é uma ferramenta on-line que permite a criaçãode um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilharconteúdos multimídia, funcionando como uma folha de papel, onde se pode inserirqualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks), juntamente com outraspessoas. Acredita-se que essas funcionalidades trabalhadas de maneira estratégicafavorecem a prática de leitura de textos literários como as crônicas e, por conseguinte,uma melhora no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, optou-se por fazer umainvestigação por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa participante. Pretende-sepropor uma sequência de atividades (sequências didáticas) voltadas à leitura digital decrônicas de Rubem Braga que abordam aspectos sociais do cotidiano a partir dasfuncionalidades da referida ferramenta com o objetivo de incentivar a leitura, opensamento crítico e a produção textual. As crônicas serão extraídas através do sitePortal da Crônica Brasileira, que reúne 1011 crônicas do autor capixaba.Posteriormente, será realizada a produção e publicação de um ebook para que outrosusuários possam ter acesso e utilizar os resultados da pesquisa, corroborando para que aleitura de crônicas seja mais interessante e agradável por dialogar com a realidade dosestudantes do século XXI que, inegavelmente, vivem em uma era de expansão datecnologia digital. Além disso, outros usuários terão acesso às possibilidades detrabalhar a leitura, o pensamento crítico e a escrita a partir do gênero crônica e do autorRubem Braga. Como aporte teórico sobre a relação da tecnologia digital comoinstrumento para se ensinar na escola serão usados como base os estudos de Marcuschi(2008), que retrata sobre a multiplicação dos gêneros, Moran (2012) que trazimportantes considerações acerca da educação na era digital e Silva e Lima (2018) quesugerem as possibilidades da ferramenta padlet para a leitura digital.
Vigência: 2023 - Atual.
Projeto: O BLOG? LER É DIVERSÃO? COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA DE CONTOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Descrição: O projeto tem como problema de pesquisa - Como o blog ? Ler é diversão ? pode colaborar com estratégias de leitura de contos no EF II. O objetivo geral é investigar como o blog ? Ler é diversão ? pode potencializar estratégias de leitura de contos no EF II. E os objetivos específicos são: Comparar as potencialidades do uso do blog ler é diversão no incentivo à leitura de contos com instrumentos mais tradicionais de mediação da linguagem; Analisar se a leitura de contos pode ser estimulada por meio do blog ler é diversão; Refletir quais as possibilidades apresentadas pela BNCC para o trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula; Produzir uma sequência de atividades que apresente um modelo de possibilidades para uso do blog como um instrumento de potencialização da leitura de contos no EF. De modo, que é necessário investigar o uso das tecnologias digitais como mediadoras da linguagem e incentivadora da leitura de literatura em sala de aula a fim de facilitar o trabalho do professor na formação de leitores críticos, atendendo uma das orientações da BNCC sobre o uso das tecnologias digitais no ensino da língua.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: A LEITURA DIGITAL DAS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR COM USO DE PADLET NAS AULAS DE LP NO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida com alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental ?Otto Ewald Júnior?, localizada no município de Vitória, capital do Espírito Santo. Para este projeto, será utilizada a abordagem qualitativa, considerando, inicialmente, um diálogo com outros trabalhos previamente desenvolvidos nesta área. Dado ao seu caráter prático no ambiente de sala de aula configura-se como pesquisa-ação. As técnicas de pesquisa utilizadas serão a de observação, a de entrevista/questionário e a de história de vida, a partir da produção de crônicas que envolvam a trajetória pessoal dos sujeitos. Serão propostos momentos de leitura para fruição e consequentes análises de crônicas, a partir de uma perspectiva interacional entre autor-texto-leitor. As crônicas de Clarice Lispector serão utilizadas para a leitura, devido ao seu caráter intimista e, também, social, possibilitando reflexões sobre temáticas cotidianas e, posteriormente, produções dos alunos. Espera-se que o dialogismo entre as crônicas e a realidade dos estudantes possibilite o reconhecimento dos sujeitos na Literatura.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem na EAD
Descrição: O projeto está vinculado ao Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE - do IFES, Campus Vitória e pretende investigar a aplicabilidade dos recursos digitais/plataformas/aplicativos na área de ensino, pesquisa e extensão por docentes e/ou discentes do Campus Citado.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: AS POTENCIALIDADES DO INSTAGRAM NO ENSINO DE GRAMÁTICA NO FUNDAMENTAL II
Descrição: A pesquisa objetiva discutir e identificar as potencialidades do Instagram no ensino de gramática no fundamental II. O Instagram é uma rede social de compartilhamento, constituindo, na contemporaneidade, uma das principais ferramentas de comunicação e relacionamento virtual quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post. O objetivo maior é analisar as diferentes formas de manifestação da norma padrão da língua portuguesa. Assim, haverá diálogo e interação entre os usuários, em especial alunos seguidores do perfil @brunosousacoms, e seu interesse pela gramática normativa apresentada fora do livro didático. Haverá ampliação de competências que incluam as literacias do dialogismo, envolvendo divulgação e interação através de linguagem verbal e em outras semioses não verbais, como forma de potencializar o interesse de estudantes pela norma culta. Desse processo, será produzido um aplicativo de Língua Portuguesa gratuito, com postagens organizadas. Como apoio, as reflexões serão baseadas em Bakhtin (2011) acerca do enunciado não ser uma unidade convencional. Brait (2005), sobre o enunciado não ser apenas para o seu objeto, mas também para os discursos do outro sobre ele; Fiorin (2020), para tratar do dialogismo e a relação existente entre um discurso e o outro; Possenti (1996) e suas discussões a respeito do ensino da língua padrão na escola; Antunes (2014) para tratar da importância do ensino de gramática relacionado às práticas sociais e às variações da língua; Marchuschi (2008), sobre suporte textual. Coscarelli (2016) para discutir as tecnologias para aprender; e Ribeiro (2020) no tocante à relação entre as tecnologias digitais e a escola.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura
Descrição: O Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura é um grupo de pesquisas certificado pelo Ifes e cadastrado no CNPQ, desde 2016. As linhas de pesquisa do grupo dialogam com a formação do professor de Literatura na educação básica, profissional e superior. Além dessas vertentes de pesquisa, o grupo preocupa-se também com as questões relacionadas à leitura literária nas escolas e as repercussões dessas práticas no cenário escolar. A matriz teórica das nossas leituras e pesquisas alinha-s, principalmente, às ideias do filósofo russo MIkhail Bakhtin e dos seus leitores e críticos (Beth Brait, Carlos Faraco, José Luiz Fiorin, João Wanderley Geraldi, Solange Jobim, Maria Teresa Assunção Freitas e outros.
Vigência: 2018 - Atual.
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