Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Operações de Linguagem e Ensino

Descrição: O presente projeto visa desenvolver pesquisas relacionadas à linguagem e seus contextos, enfatizando-se o processo de ensino-aprendizagem: métodos, concepções, abordagens e perspectivas epistemológicas. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Cooordenação: Dr. Antônio Carlos Gomes

Linha de Pesquisa:  Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

 

 - O Círculo de Bakhtin e as Pesquisas em Leitura: Diálogos Necessários na Educação Básica

Descrição: O projeto desenvolve-se a partir de reuniões periódicas do Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura cujo escopo são as relações entre os pressupostos teóricos do pensador russo e as práticas de leitura na escola básica, seja pela prática docente pautada na interação verbal, dialogismo e a concepção da linguagem plurilíngue presente nas relações enunciativas, seja pela base epistemológica da pesquisa narrativa bakhtiniana presente nas investigações desenvolvidas nos mestrados profissionais em Letras e Humanidades do Ifes - Campus Vitória, cujo foco de investigação relaciona-se às possíveis interfaces entre o ensino da língua e a educação literária, o papel do leitor como elemento cuja agentividade agrega sentidos ao ato de ler e outras questões que ampliem o debate sobre literatura, linguagem e educação. Assim, objetiva focalizar a leitura como prática social e suas interseções com teóricos e experiências alinhadas à concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin em diálogo com autores representativos do campo da Literatura e da Educação, de modo a propor um trabalho com a leitura literária em que os jovens leitores em formação na escola possam perceber as dimensões dialógicas e polifônicas da literatura, ao compreenderem as vozes sociais representadas mimeticamente na edificação literária, bem como as relações entre autores, épocas, produções culturais e leitores, ancoradas em situações concretas e históricas em que se dão as interações sociais. Busca-se, pois, nos espaços dialógicos de leitura presentes no contexto educacional, compreender as dimensões política, simbólica, sociológica, antropológica e filosófica que perpassam o ato de ler, em contraposição a posturas redutoras que destaquem apenas a função estética da literatura e as suas repercussões no ensino de elementos formais do texto, limitadora no que tange à concepção social da leitura, a qual compreende a Literatura também em sua natureza translinguística.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa


Coordenação:
 Dra. Letícia Queiroz de Carvalho

Linha de Pesquisa:  Estudos Literários

 

Literatura e Ensino: Diálogos com o Mestrado Profissional

Descrição: O grupo investiga aspectos teórico-práticos relacionados ao ensino de Literatura na escola básica, a partir da parceria entre a graduação em Letras e os Mestrado Profissionais na área de Humanas do Ifes- Campus Vitória.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
 

Coordenação: Dra. Letícia Queiroz de Carvalho

Linha de Pesquisa:  Estudos Literários

 

O Romance Contemporâneo e o Ensino de Literatura: Tensões, Fronteiras, Subjetividades

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como intuito desenvolver leituras de romances publicados a partir do ano 2000 a fim de destacar aspectos da literatura atual que ponham em xeque as fronteiras e os limites tradicionalmente atribuídos a esse gênero. Nesse sentido, propomos levar o debate aos docentes da educação básica, com foco no Ensino Médio, a fim de contribuir para a revisão de conceitos enrijecidos acerca do romance contemporâneo a partir, em especial, de dois aspectos com que a ficção tem se relacionado com modos de subjetividades: a) ficção x autoria e b) ficção x História. Para além da reflexão crítico-teórica, tomando esses romances como norteadores de um painel, ainda que parcial, da literatura contemporânea, pretendemos, simultaneamente, contribuir com reflexões críticas e teóricas acerca dessa produção e munir os docentes do Ensino Médio com um material bibliográfico que expanda o espectro conceitual dos romances contemporâneos apresentado nos livros didáticos, ampliando os horizontes de trabalho com esse gênero em sala de aula de forma clara e objetiva. Para tanto, além do debate acerca do que os romances supramencionados revelam sobre a literatura atual, incluiremos análises da forma como esse contexto literário é apresentado em livros didáticos selecionados pelo PNLD para o Ensino Médio, como a literatura contemporânea ganhou destaque na discussão da Base Nacional Comum Curricular, além de sugestões de obras ou outros materiais que sejam pertinentes, bem como indicações de atividades didáticas sobre o assunto.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenação: Dra. Mayelli Caldas de Castro

Linha de Pesquisa:  Estudos Literários

 

A Diversidade Linguística do Espírito Santo e o Ensino de Língua Portuguesa

Descrição: O projeto tem por objetivo expandir o anterior - Línguas em contato: o português e o italiano no Espírito Santo - com a descrição do português falado em outras comunidades colonizadas por italianos que não foram estudadas no primeiro projeto e também outras, como as germânicas, as quilombolas e as indígenas. A este projeto está vinculada, atualmente, três pesquisas de Mestrado Profissional - Profletras/Ifes e mais duas concluídas, cujos alunos continuam vinculados ao projeto. O grupo também conta com dois membros, pertencentes ao Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - do Instituto Federal de Educação do ES.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa

Coordenação: Dra. Edenize Ponzo Peres

Linha de Pesquisa:  Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

 

Literatura: leitura, produção, recepção, análise e ensino

Descrição: Este projeto desenvolve pesquisas na área das linguagens e literaturas, investigando o ensino e as práticas pedagógicas voltadas à educação profissional e à educação básica nos níveis infantil, fundamental, médio e superior.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Coordenação: Dra. Andréia Penha Delmaschio

Linha de Pesquisa:  Estudos Literários

 

 - Educação na Cidade: Formação, Diálogos e Intervenções (GEPECH)

Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos. Linha de pesquisa do grupo de pesquisa: ARTES VISUAIS, LITERATURA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenação: Dra. Priscila de Souza Chisté

Linha de Pesquisa:  Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

registrado em:
Fim do conteúdo da página